Hoje 14 de julho de 2013 nasce o Clube Roma de Bumerangue com intuito de mostrar a Afogados da Ingazeira e região este belíssimo esporte que é a prática do bumerangue.
Também pretendemos difundi-lo no estado pois notamos carência ou quase inexistência deste esporte em Pernambuco com a criação da FPB (Federação Pernambucana de Bumerangue)
Abaixo um breve histórico do bumerangue:
O bumerangue sempre foi foco de muita curiosidade. De onde vieram esses objetos voadores fascinantes ? Desde quando e por que se começou a usar o bumerangue ?
Já foram encontrados, em estudos arqueológicos no Egito, exemplares de cerca de 4.000 anos; há pinturas rupestres de 9.000 anos na África; na Polônia foi encontrado um exemplar feito de chifre de mamute, com mais de 23.000 anos. Foram encontrados exemplares belíssimos, com incrustrações em ouro, no túmulo do faraó Tutankamon. Desenhos nas paredes da tumba e em papiros, demonstravam que o bumerangue, no Egito, era usado apenas pelos nobres, pois lhe foi atribuida uma aura mística, mágica.
Na verdade, foram encontrados em várias partes do mundo: além da Europa e África, nas Américas (inclusive na região Amazônica). Mas, na Austrália, o bumerangue foi usado por mais tempo e foi sendo desenvolvido como objeto útil para a caça. Nas demais regiões, o desenvolvimento de outros instrumentos foi deixando de lado o bumerangue, pela substituição por novas descobertas e invenções.
Depois do descobrimento da Austrália, o bumerangue foi reencontrado e levado, novamente, à Europa e acabou sendo modificado para uso esportivo. Daí se imaginar que a Austrália é o berço do bumerangue.
Na era moderna, o bumerangue começou a ser realmente desenvolvido para uso esportivo, em vários países, como Alemanha, Japão, Estados Unidos, França. Foram estudados os aspectos da aerodinâmica, aplicados novos materiais, o que levou a um padrão de precisão e variedade de modelos muito grande, surgindo as várias modalidades de competição.
Hoje o Brasil é reconhecido como um país com bumerangues de excelente padrão de qualidade, shapers, fabricantes e atletas de projeção internacional. Enfim, o Brasil está inserido no rol dos países que mais se desenvolveram e se desenvolvem no esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário